Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade, promovendo e valorizando a expressão literária em língua portuguesa na Comunidade FEUP, o Clube de Leitura e o Comissariado Cultural promovem anualmente um Concurso de Escrita Criativa. Os géneros literários elegíveis são a prosa, a poesia e a banda desenhada, expressos em língua portuguesa. O concurso é aberto a todos os membros da Comunidade FEUP, incluindo os antigos membros (professores, investigadores, técnicos e alumni), sendo possível a participação individualmente ou em grupo (até um máximo de 5 elementos). Consulte o Regulamento do Concurso de Escrita Criativa da FEUP
A 1ª Edição do Concurso de Escrita Criativa da FEUP é apresentado em parceria com o projeto Equações da Liberdade, um programa cultural que assinala os 50 Anos do 25 de Abril. Os trabalhos submetidos a concurso deverão refletir temática relacionada com a liberdade, o que fizemos e o que fazemos com ela.
As obras a concurso deverão ser inéditas e escritas em língua portuguesa, desenvolvidas individualmente ou em grupo por membros da Comunidade FEUP, nos géneros literários da prosa, poesia ou banda desenhada. Os trabalhos deverão ser submetidos no formulário eletrónico até ao final de outubro de 2024, indicando um pseudónimo para a identificação dos autores.
Os prémios serão entregues aos autores dos trabalhos selecionados pelo júri do concurso na cerimónia do Dia da FEUP de 2025, sendo constituído por:
- Diploma de Participação para todos os autores de trabalhos a concurso
- Diploma de Atribuição do Prémio para o trabalho vencedor em cada género literário
- Um iPad para o trabalho vencedor em cada género literário (atribuído pelo programa de cultural Equações da Liberdade)
Elementos do Júri
Professor Luís Melo (Comissário do Comissariado Cultural da FEUP)
Professora Fátima Vieira (Vice-Reitora da Universidade do Porto (Cultura, Museus e U.Porto Edições)
Professora Bárbara Rangel (Pró-Diretora Comunicação e Cultura da FEUP)
Professora Zulmira Santos (Professora Catedrática da FLUP)
Júlio Moreira (Direção Bedeteca)
Premiados
- Banda Desenhada
Prémio: Sofia Isabel Conceição Guerreiro : Deixa-me Voar - Poesia
Prémio: Simão Pedro de Sousa Macedo : Liberdade
Menção Honrosa: Inês da Assunção Aparício Pereira : A Palavra; Beatriz Mateus : Memória - Prosa
Prémio: Abel Dantas - Um Lugar Comum
Menção Honrosa: Afonso José Pereira Couto : Fogo que Arde sem se Ver; José Nuno Barbosa Quintas : E se as Luas de Saturno Fossem Jaulas Metálicas?
Notas:
- Os autores dos trabalhos concorrentes autorizam a sua publicação e divulgação de forma gratuita, quer durante o concurso, quer em publicações posteriores desenvolvidas pela FEUP.
- Esclarecimentos ou apoio em caso de dificuldades na submissão devem ser solicitados para agora@fe.up.pt.