Oficina de Escrita Criativa, Edição 2025

Imagem ilustrativa da oficina de escrita creativa

O Clube de Leitura da Biblioteca da FEUP promove uma Oficina de Escrita Criativa. Esta Oficina decorrerá em 5 sessões e será orientada por Marta Pais Oliveira, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e pela Universidad Complutense de Madrid, é pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Porto Business School e em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Universidade do Porto. As sessões decorrerão às terças, das 17h00 às 19h00, com início a 1 de abril e serão em Português.

Marta Pais Oliveira Marta Pais Oliveira escreve ficção, poesia e textos para cena. Publicou em 2021 o primeiro romance, Escavadoras, vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís. Seguiram-se os contos O homem na rotunda, Quando Virmos o Mar e Medula, Prémio Nortear - Galiza/ Norte de Portugal. O conto Tenho os Olhos a Florir marca a entrada na literatura infanto-juvenil. Faina é o seu segundo romance. Escreveu os libretos das óperas Maria Magola, Madrugada: As razões de um movimento, Belo é o destino desconhecido e o teatro musical O Guarda-Rios Mágico. As suas peças foram apresentadas no Museu dos Biscainhos, Teatro das Figuras, Teatro Aveirense, Teatro José Lúcio da Silva e Theatro Circo. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e pela Universidad Complutense de Madrid, é pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Porto Business School e em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Universidade do Porto. Trabalhou em jornalismo, comunicação, publicidade, educação - em Moçambique - e gestão. Organiza e modera um ciclo de conversas mensais com autores na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. Publicou poemas em coletivos de poesia e tem vindo a colaborar com textos em diversas publicações. Participa frequentemente em conversas em torno do livro e da leitura e dinamiza oficinas de criação. Acredita no poder e na liberdade da palavra.

A presença na Oficina requer inscrição prévia até dia 21 de março e é limitada ao número de lugares existentes (10 lugares).

Para mais informações contacte: agora@fe.up.pt

 


 

 Edição de 2024

O Clube de Leitura da Biblioteca da FEUP  promove uma Oficina de Escrita Criativa. Esta Oficina decorrerá em 6 sessões e será orientada por Ângela Marques, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras. As sessões decorrerão em Português. 

“Uma Oficina de escrita criativa, com o modelo presente de apenas seis sessões, só pode ter como objetivo despertar diferentes possibilidades de experimentar a escrita como processo criativo que nos permite um olhar aberto para o outro e para o mundo, enriquecendo e desvendando também camadas de um “eu” muitas vezes desconhecido. Com a leitura e a escrita de mãos dadas, começamos um trabalho minucioso de descoberta em que balançamos sistematicamente entre o estatuto de criadores e de criaturas. Usamos a palavra e ela usa-nos, por isso é um desafio. Para tal temos que possuir o domínio da língua, a abertura ao diálogo, a perseverança no ofício.” (Ângela Marques)

 

Ângela Marques

Ângela Marques é Licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da UP. Paralelamente ao ensino, que exerceu durante 44 anos, publicou poesia e teatro, colaborou em jornais e revistas com recensões críticas e traduções. Frequentou, no TNSJ, no âmbito do Dramat, Oficinas de escrita para teatro, com orientadores portugueses e estrangeiros. A partir de então orientou Oficinas de escrita criativa, durante 10 anos, no Contagiarte, Centro de Formação Cultural e, em Outubro/Novembro de 2023, na Biblioteca Almeida Garrett, Porto.

 

A presença na Oficina requer inscrição prévia até dia 19 de abril e é limitada ao número de lugares existentes (10 lugares). 

Share