No próximo dia 2 de outubro, das 13h00 às 14h00, decorrerá mais uma sessão do Clube de Leitura, desta vez dedicada a Camilo Castelo Branco no ano em que se comemora o bicentenário do seu nascimento.
Para esta sessão convidámos Sónia Valente Rodrigues, Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A moderação estará a cargo de Luís Melo, Professor Emérito da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A sessão terá lugar na Biblioteca, no Piso 0, sala C003 (antiga Livraria).
Camilo Castelo Branco nasce a 16 de março de 1825 em Lisboa. Após ficar órfão de mãe e pai, foi viver para Vila Real com uma tia paterna. Em 1844, instala-se no Porto para frequentar o curso de Medicina, acabando por não passar do 2º ano, entregando-se à escrita e jornalismo. Dedicou toda a sua vida à escrita e aos amores, esteve preso na Cadeia da Relação por amar Ana Plácido, mulher casada, e é na cadeia que escreve o Amor de Perdição. Ana Plácido fica viúva em 1963 e Camilo vai viver com ela em S. Miguel de Seide, Famalicão.
A partir de 1881 agrava-se o problema de saúde que o levam à cegueira e impossibilitado de escrever, suicida-se a 1 de junho de 1890 na casa que ambos partilhavam.
A escrita de Camilo Castelo Branco é marcada por uma intensidade emocional, ironia afiada e retratos vivos da sociedade portuguesa do século XIX. Os seus textos exploram paixões arrebatadoras, conflitos morais e dramas familiares, muitas vezes com uma crítica subtil aos costumes e à hipocrisia social. Misturando lirismo e humor, Camilo conseguiu alternar entre o trágico e o satírico, criando narrativas que ainda hoje impressionam pela força das personagens e pela habilidade em prender o leitor.
Participe nesta sessão do Clube de Leitura!