No próximo dia 13 de fevereiro, das 13h às 14h, decorrerá mais uma sessão do Clube de Leitura, desta vez dedicada aos Caminhos de Santiago.
Para esta sessão convidamos Luís Ferreira, o maior escritor português sobre o Caminho de Santiago. A moderação estará a cargo de A. Augusto de Sousa, Professor aposentado da FEUP. A sessão terá lugar na Biblioteca, no Piso 0, sala C003.
Sobre o escritor:
Nasceu no Barreiro a 8 de maio de 1970 e vive atualmente em Alcochete. Iniciou a sua atividade literária em 2007, vindo a publicar um livro de poesia por ano, até 2011. Em 2012, a sua carreira literária toma outro rumo ao descobrir e percorrer o Caminho de Santiago. Essa paixão reflete-se no primeiro livro de prosa que publica, em 2013, “Entre o Silêncio das Pedras”, que já conheceu 4 edições, em 2014 o livro é editado no Brasil e em 2021 na Polónia. Depois deste romance, publicou “Diário de Xavier Lopes”, mais tarde em coautoria “Olhares de um peregrino de Santiago” e, em 2016, “O Peregrino”, romance que chega à 3ª edição em 2022 e é também publicado na Polónia em 2024. Em 2018 publicou o seu primeiro thriller, intitulado “A Sombra da Verdade”. Em 2020 regressa à publicação de um novo romance sobre o Caminho de Santiago, cujo título é desde logo um convite à reflexão interior e surge assim o "Porque caminhas?". Aproveitando a pausa devido à pandemia, decide além dos seus trabalhos de investigação e divulgação sobre o tema, frequentar três cursos sobre o Caminho de Santiago realizados com a parceria Miriadax/Universidade de Santiago de Compostela, “El Camino de Santiago Patrimonio de la Humanidad para un mundo global”, “El Camino de Santiago enfoques didáticos multidisplinares”, “El Camino de Santiago en las redes sociales”.
Em 2021 reedita o livro “Diário de Xavier Lopes” com o título “O teu caminho” face à enorme procura por parte dos seus leitores. Em 2023 lança o primeiro livro de escrita de viagens com o título “282”, tendo o mesmo sido reconhecido em junho de 2024 entrando para o catálogo do Plano Nacional de Leitura. Em 2024, edita o livro de viagens “Um caminho que tempo não apagou”, sendo o livro que mais rapidamente atinge a 2ª edição, a mesma surge passado uma semana. Em 2025 inicia um novo desafio e lança o seu primeiro livro infantil “Vamos a Santiago”. A sua dedicação ao Caminho de Santiago já lhe valeu diversas homenagens na Galiza e em Portugal, onde é unanimemente conhecido como o maior autor de ficção sobre este tema.
Participe nesta sessão do Clube de Leitura e “Buen Camino”!
Para mais informações, contacte agora@fe.up.pt